Certificado Digital

O que é

O Certificado Digital é um documento eletrônico que garante a mesma validade jurídica daquele autenticado em cartório. Funciona como um RG, CPF ou o CNPJ, e representa a identidade de pessoas ou empresas no mundo digital. A tecnologia foi criada com o objetivo fornecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade ao usuário que tem suas informações na internet.

Para que serve

Em especial, ele viabiliza operações virtuais sem a necessidade comparecer presencialmente à sede de órgãos governamentais, empresas ou imprimir documentos para assinatura. Permite emitir notas fiscais, validar transações online, acessar sistemas, atualizar informações valiosas, enviar, acompanhar e retificar a declaração do imposto de renda e é amplamente requisitado para transações relacionadas ao governo, que costumam exigir autenticações rígidas.

Além de ter viabilizado tecnologias como PIX, Open Banking, e-Social, Sistema de Comércio Exterior, a RAIS e o Diploma Digital, diversas categorias profissionais (médicos, advogados, contadores, militares, entre outros) se beneficiam diariamente da certificação digital, já que unifica sistemas digitais, integra e desburocratiza processos.

Tipos de
Certificado

  • Certificado Digital e-CPF 

    Cumpre a função de identidade digital de pessoas físicas no meio eletrônico. Por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade de transações.

  • Certificado Digital OAB

    Por meio dele, advogados podem dar andamento a processos, como visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico, sem precisar se locomover.

  • Certificado para CRM Digital

    Para acompanhar a digitalização da informação, o registro CRM (Cédula de Identidade Médica) ganhou sua versão eletrônica, chamada CRM Digital ou e-CRM.

  • Certificado Digital e-CNPJ

    Versão eletrônica do CNPJ, que garantir autenticidade e integridade para transações de pessoas jurídicas no meio eletrônico. Possibilitar que tudo seja feito no digital.

  • Certificado Digital de Atributo

    Um documento eletrônico autenticado que identifica indivíduos nas empresas para a segregação de funções.

  • Certificado Digital para ME-EPP

    Versão eletrônica do CNPJ, criado especialmente para empresas de micro e pequeno porte que buscam também realizar sua operação no ambiente digital.

  • Certificado Digital NF-e

    Destinado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica NF-e. Elimina a necessidade de consumo de papel e de gastos com manuseio e armazenamento.

  • Certificado Digital para CT-e

    Destinado a empresas que emitem documentos fiscais eletrônicos referentes ao transporte de cargas, para reduzir custos e simplificar as obrigações dos contribuintes.

Tecnologia em prol da segurança.

Graças ao compromisso da ICP-Brasil com a modernização e manutenção da segurança no meio digital, a certificação digital está transformando o nosso país. Com ela, fraudes e o vazamento de dados em transações eletrônicas, são preocupações que podem ser descartadas.

Todo Certificado Digital tem uma Chave Pública e uma Chave Privada, número exclusivo que compõe um sistema de criptografia assimétrica, onde os dados só conseguirão ser acessados com a chave correta. Tudo é gerado aleatoriamente, por funções matemáticas que trabalham em conjunto. Ou seja, é extremamente seguro.

Além disso, graças ao aperfeiçoamento da identificação biométrica e biográfica, o processo de emissão do Certificado Digital está mais fácil e amigável, já que pode ser feito por videoconferência, sem abrir mão da segurança oferecida pela operação presencial.

Benefícios do
Certificado
Digital.

Engana-se quem pensa que apenas titulares de Certificados Digitais se beneficiam dessa tecnologia. Os impactos positivos da certificação digital podem ser desfrutados por todos e significam:

Mais Direitos trabalhistas.

Mais confiança no sistema
de pagamentos brasileiros.

Mais mobilidade para o
setor público e privado, via
plataformas on-line.

Mais segurança jurídica na
assinatura, equivalente ao
cartório.

Mais celeridade da justiça e
mais saúde ao alcance de
todos.

Mais confidencialidade e
integridade às
informações.

Menos custos com compra,
impressão e
armazenamento de papel,
transporte e mão de obra.

Menos tempo perdido em
tarefas que não geram
resultados para a empresa.

Siga o CDS no Youtube